English

Mercado

Portocel1A celulose da CENIBRA é comercializada nos principais mercados mundiais sendo muito bem aceita por fabricantes de papéis especiais, imprimir e escrever, circuitos impressos, papéis sanitários, embalagens, dentre outros, sempre com os mais altos padrões de exigência.

A rede de distribuição logística da CENIBRA é organizada de maneira a atender as características especificas de cada mercado, visando a melhor eficiência na entrega ao cliente final conciliando rapidez com qualidade:
– Para o mercado interno, a totalidade das entregas é feita através de caminhões que são carregados em uma área abrigada dentro do armazém da fábrica (que possui capacidade de estocagem de cerca de 40.000 toneladas) e viajam diretamente para a área de recebimento dentro da fábrica do cliente, não sendo permitido transbordo em nenhum momento.
– Para o mercado externo, a vasta maioria das entregas são efetuadas via marítima através de Portocel (Terminal especializado em produtos florestais) do qual a CENIBRA detém 49% das ações. A Portocel, que se localiza em Barra do Riacho, distante 70 km de Vitória no Espírito Santo, é ligado à CENIBRA por uma linha ferroviária (EFVM), por onde se dá a transferência da celulose a ser exportada. Para esse tipo de operação são utilizados 113 vagões completamente dedicados com saídas diárias da fábrica para o porto. A CENIBRA detém no porto uma área de estocagem de cerca de 53.000 metros.

Cais Acostável: 430 m
Calado: 10,30 + maré
Comprimento máximo de navios: 200 metros
Número mínimo de rebocadores para manobras: 1
Capacidade de Armazenagem: 137.000 metros (considerando os armazéns privativos)
Para a distribuição da celulose no exterior, a CENIBRA mantém estoques em consignação nos principais portos da Europa e Estados Unidos e, mais recentemente, inaugurou uma nova operação em Changshu na China para atender o mercado que tem apresentado continuada expansão.