English

Monitoramento Ambiental

A CENIBRA desenvolve uma série de ações no sentido de monitorar parâmetros ambientais que sirvam como indicadores de qualidade para uma avaliação e acompanhamento das atividades operacionais.

Programas de monitoramento de água, solo, fauna e flora são desenvolvidos em parceria com universidades e organizações não-governamentais. Os resultados destes monitoramentos são considerados no planejamento das atividades operacionais, bem como na definição de estratégias de conservação e proteção do patrimônio natural da Empresa, composto por mais de 103 mil hectares de matas nativas. Esta área é povoada por uma rica fauna silvestre e conta com inúmeros lagos e cursos d’água.

 

Recursos Hídricos

A CENIBRA é, ao mesmo tempo, uma utilizadora e grande produtora de água. Utiliza água captada no rio Doce em seu processo industrial e trata essa água para devolução à natureza – 95% da água utilizada é devolvida ao rio.

No processo florestal a CENIBRA é uma grande produtora de água. Isso ocorre porque a empresa possui mais de 100 mil hectares de matas nativas onde encontram-se protegidas mais de 4.500 nascentes que produzem água de qualidade especial. Além destas matas nativas, nas áreas cultivadas com eucalipto são adotadas técnicas de manejo que propiciam a conservação de água, notadamente a infiltração no solo, que favorece a recarga do lençol freático e a manutenção da perenidade das nascentes.

Além de contribuir com a conservação e proteção dos recursos hídricos em suas propriedades e processos produtivos, a CENIBRA ainda atua junto à sociedade, contribuindo para que as políticas públicas de gestão de recursos hídricos sejam eficazes e para que os recursos captados pela cobrança pelo uso da água sejam efetivamente aplicados na recuperação da bacia hidrográfica. Essa atuação ocorre por meio da participação da CENIBRA nos Comitês das bacias dos rios Doce, Piracicaba, Santo Antônio e Suaçuí Grande e junto às entidades de classe como FIEMG, AMS e IBÁ.

Outra atuação importante da CENIBRA se dá junto aos produtores rurais de sua área de atuação, viabilizando um projeto para apoiar a proteção das nascentes com construção de cerca. Protegidas desta forma, estas nascentes estarão livres do pisoteio de gado e terão proteção adicional com a vegetação nativa que desenvolverá ao redor.

Responsabilidade socioambiental é isso: fazer com excelência o seu papel e ainda contribuir para que a sociedade também faça melhor.

Clique e conheça:
Resultados do Programa de Monitoramento dos efeitos das atividades florestais da CENIBRA sobre Recursos Hídricos Superficiais