Melhoria Contínua – CENIBRA realiza Seminário da Qualidade

A CENIBRA realizou na última sexta-feira, 17/8, em Ipatinga, o Seminário Interno da Qualidade. O evento é uma ferramenta estratégica para a elevação dos índices de produtividade, economia e qualidade de vida, além de proporcionar crescimento profissional.

O Seminário valoriza a capacidade criativa e a dedicação dos empregados, bem como consolida o espírito de equipe proporcionando benefícios intangíveis. Na ocasião, os Círculos de Controle de Qualidade (CCQ) apresentam soluções criativas para problemas relativos à operação e produção. Para isso, conciliam aspectos técnicos e humanos, respondendo às necessidades organizacionais e pessoais.

Nesta edição, foram selecionados quatro grupos para apresentação dos trabalhos. O grupo vencedor como melhor apresentação e projeto destaque foi o Grupo Evolução, formado pelos empregados Girley Almeida de Souza, Sérgio Resende de Oliveira, Ricardo Panicali Carlech, Raylander Michael Lopes da Silva, Heider Soares Martins, Leonardo Alexandre Ramos, Allan Christian Sousa Silva e Dierley Valadares Moura. O facilitador do grupo é o empregado Marcos Grossi.

O projeto vencedor consiste em um Separador de Areia para retirar a areia e finos (palitos), provenientes do processo de fabricação. Esses materiais geralmente causam distúrbios na operação do Digestor 2 (alimentação), além de um desgaste prematuro nos equipamentos da área de cozimento, lavagem e depuração. Após a implantação do Separador, ficou evidente a eficiência do projeto, devido à estabilidade na alimentação do digestor (Os digestores podem ser vistos como grandes reatores de cozimento onde a madeira picada – cavacos, é misturada ao licor branco e aquecida para a transformação da madeira em pasta celulósica).

Qualidade

O conceito de Círculos de Controle de Qualidade (CCQ) teve origem no Japão, em 1962, no período pós-guerra. Em 1963 expandiu-se no Japão e em outros países, chegando ao Brasil em 1971. Mas somente em 1990, com a chegada do conceito de Controle Total de Qualidade, o CCQ foi se tornando uma prática nas empresas brasileiras. Muitas vezes a solução dos problemas enfrentados nos processos está na mão dos empregados. Portanto, os CCQ proporcionam a eles a oportunidade de contribuir eficazmente com a melhoria da organização, por meio do levantamento das possíveis soluções para os problemas apresentados.

Veja também