Projeto agrícola apoiado pela CENIBRA produz mais de 150 toneladas de alimentos

Produtores rurais colhem milho produzido no Projeto Santa Marta, em Ipaba

Cerca de 140 famílias de Ipaba têm se beneficiado de uma produtiva parceria agrícola firmada entre Instituto CENIBRA e Prefeitura Municipal, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Mais de 150 toneladas de alimentos estão sendo colhidas neste ano pelos agricultores familiares do Projeto Santa Marta, cujo carro-chefe é a produção do milho.

Na parceria, a CENIBRA faz a cessão de 68 hectares de área própria para plantio, onde são produzidos milho, mandioca, feijão, banana e hortaliças. O município faz a gestão da área junto aos agricultores. Do cultivo à colheita a responsabilidade é dos agricultores rurais parceiros, que extraem dessa atividade trabalho e renda para as famílias. Desde 2021 a orientação técnica é realizada pela Empresa de Viçosa Treinamentos e Assessoria Agroambiental (VTAA).

A produção serve para abastecer o mercado regional, como feiras, comércios e fazendas. Como contrapartida pela cessão da terra pela CENIBRA, o percentual de 10% da produção é repassado diretamente a entidades assistenciais de Ipaba, provendo alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança nutricional.

De acordo com Raimundo Batista Santos, coordenador da Divisão de Agricultura e Pecuária do município, além das 150 toneladas de milho, o Projeto Santa Marta já produziu até o momento 5.000 quilos de feijão, 3.000 quilos de banana, 1.200 quilos de amendoim, 600 quilos de hortaliça e 300 quilos de quiabo.

Atualmente, o Instituto CENIBRA mantém parcerias agrícolas em cinco municípios: Belo Oriente, Ipaba, Caratinga, Virginópolis e Coluna. São cerca de 225 hectares que beneficiam aproximadamente 380 famílias. A iniciativa gera alternativas de trabalho e renda a produtores rurais e ajuda na fixação da população no campo.

Veja também