English

RPPN – Fazenda Macedônia

 

FAZENDA MACEDÔNIA

MacedoniaFotoLocalizada à margem direita do Rio Doce, no município de Ipaba, região leste de Minas Gerais, a Fazenda conta com uma área total de aproximadamente três mil hectares, dos quais cerca de 50% estão cobertos com vegetação nativa. No restante da área, os projetos de reflorestamento com eucalipto são implementados utilizando as mais modernas técnicas, com o objetivo de obter a máxima produção de madeira mantendo a capacidade produtiva do ambiente.

A área de florestas nativas da Fazenda Macedônia é um dos principais remanescentes de Mata Atlântica no Estado, sendo parte desta (560 ha.) reconhecida pelo IBAMA como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), por meio da portaria Nº 111, de 14 de outubro de 1994.

Por meio do manejo adequado dos solos florestais, pode-se conciliar diversos usos harmoniosamente, sem comprometimento da biodiversidade. O manejo adequado das florestas, caso típico da Fazenda Macedônia, apresenta diversos benefícios ao meio ambiente: regularização da vazão dos cursos d’água, espaço para procriação da vida silvestre, limpeza da atmosfera através do seqüestro do gás carbônico, dentre outros.

Na Fazenda Macedônia é desenvolvido, desde 1990, o pioneiro projeto de reintrodução de aves silvestres ameaçadas de extinção, o Projeto Mutum. O Projeto é desenvolvido em parceria com a Sociedade de Pesquisa do Manejo e da Reprodução da Fauna Silvestre (CRAX) por meio de um acordo de cooperação técnico-científica. Desde a implantação, já possibilitou a soltura do Mutum-do-sudeste (Crax blumembachii), do Macuco (Tinamus solitarius), da Capoeira (Odontophorus capueira), do Jaó (Crypturellus n. noctivagus), do Inhambuaçú (Crypturellus obsoletus), do Jacuaçú (Penelope obscura bronzina) e da Jacutinga (Aburria jacutinga).

A Fazenda Macedônia é considerada, ainda, uma Área de Alto Valor para Conservação – AAVC. A AAVC é uma terminologia utilizada pelo FSC® para designar áreas consideradas notavelmente significativas ou de extrema importância biológica, ecológica, social ou cultural. No caso específico da Fazenda Macedônia, o principal atributo que a confere como uma AAVC é a presença de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção. Os estudos e monitoramentos ambientais realizados na Fazenda Macedônia já possibilitaram, até o momento, o registro de 161 espécies de aves e 27 espécies de mamíferos de médio e grande porte, sendo que 6 espécies de aves e 3 de mamíferos encontram-se presentes em listas oficiais de espécies ameaçadas de extinção.

A Fazenda Macedônia é um referencial da CENIBRA e das comunidades da região, com relação à preservação do meio ambiente e uso sustentável dos recursos naturais.